Cursos/Oficinas
Ministrantes

MINHA MÚSICA AUDAZ

 

A Oficina do Toninho Horta, idealizador do “Movimento Musical Além das Montanhas - MMAM”, foi conduzida pelo Leandro do Carmo, educador e guitarrista graduado pela UFMG, que defendeu a tese “A Linguagem Idiomática na Guitarra de Toninho Horta: Concepções Harmônicas na Música Instrumental”. Como defensor da música de qualidade e também por estar entrevistando quem ele chama de “Um de Meus Grandes Mestres”, Leandro optou por abranger dois lados da vida e obra musical de Toninho.


Na primeira parte, Toninho Horta fala sobre detalhes que aplica na harmonia, na interpretação, nas melodias e composições além da sonoridade do seu violão e guitarra e liks, que se tornaram modelo para tantos músicos no mundo.

 

Na segunda parte Toninho fala de seu lado empreendedor, citando o 1º Seminário Brasileiro da Música Instrumental, – realizado em Ouro Preto, em Julho de 1986 – e outros projetos desenvolvidos como o Livrão da MPB, o Bar Aqui Ó, o selo Minas Records e projetos futuros do Instituto Maestro João Horta, criado em 2013 e do qual é o presidente.
 

Ao final, Toninho Horta e Leandro do Carmo tocam juntos, demonstrando habilidades e admiração além da interatividade musical entre eles.

Toninho Horta.jpg

Foto: Luca Maria Diana

TONINHO HORTA

(Convidado super especial - MG)

 

Toninho Horta é músico e compositor autodidata, nascido em Belo Horizonte. Artista reconhecido internacionalmente, vem influenciando gerações, no cenário da música brasileira e do jazz através do toque de guitarra, incomum pela sofisticação de sua criatividade melódica e harmônica nas canções e temas instrumentais. Seu nome figura nas listas dos melhores guitarristas do mundo.

 

Toninho viajou em turnês por mais de 40 países, e gravou com artistas como Tom Jobim, Milton Nascimento, Astrud Gilberto, George Benson, Pat Metheny, Sérgio Mendes, Dominguinhos, George Duke, Gal Costa, Elis Regina e muitos outros. Ao lado da Orquestra Fantasma, sua banda oficial, se apresentou na Rússia, Europa, Ásia e América e, recentemente, foram os vencedores do último Latin Grammy Awards 2020 com o CD duplo Belo Horizonte. Numa tragetória de 50 anos de carreira e com mais de 30 álbuns gravados, Toninho Horta através do Instituto Maestro João Horta, criou com sua equipe o “Movimento Musical Além das Montanhas”, que pretende ser uma série de eventos itinerantes e de âmbito social, através da educação musical.