Cursos/Oficinas
Ministrantes

OFICINA LIVRE DA OBRA MUSICAL
NO PERÍODO CLUBE DA ESQUINA

O guitarrista, violonista, cantor, arranjador e compositor Nelson Angelo nos conta nessa série de vídeos para o Movimento Musical Além das Montanhas, a sua história na música, que começou aos dez anos de idade quando iniciou os seus estudos no violão, em Belo Horizonte.

 

Já nos anos sessenta, Nelson Angelo, faz os primeiros shows em bares, auditórios e clubes noturnos da cidade. Ele nos conta da sua longa amizade, de família mesmo, com Toninho Horta, o encontro com Milton Nascimento, a ida para o Rio de Janeiro, a participação nos festivais de música, a criação em 1971 do grupo “A Tribo”, junto com Joyce, Maurício Maestro e Naná Vasconcelos, além das centenas de gravações que participou como guitarrista e violonista. Uma vida inteiramente dedicada à música.

Nelson Angelo.jpg

Foto: Divulgação

NELSON ANGELO

(Convidado especial - RJ / MG)

 

Nelson Angelo, nasceu em Belo Horizonte em 1949, e dedicou sua vida à música popular. Aos 15 anos, conheceu Milton Nascimento, Lô, Márcio, e Marilton Borges, Beto Guedes, Fernando Brant, Paulo e Toninho Horta, Helvius Vilela, Wagner Tiso, Célio Balona, Nivaldo Ornelas, Rubinho Batera, todos ligados à música. Iniciou sua carreira em casas noturnas, teatro e televisão, tornando-se músico profissional em 1966, quando transferiuse para o Rio de Janeiro. Fez amizade com a família Caymmi, Tom Jobim, Edu Lobo, Vinícius de Moraes, Luiz Eça, Marcos e Paulo Sérgio Valle e Rui Guerra. Gravou com Sarah Vaughan, Björk, Egberto Gismonti, Gonzalo Rubalcaba, John McLaughlin, dentre outros. Com Cacaso, parceiro mais constante, escreveu o musical “Táxi” e mais de 50 canções, além de parcerias com Fernando Brant, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Milton Nascimento e Pixinguinha. Participou do Clube da Esquina, Quarteto Livre, Clube do Samba, Conjunto Luiz Eça e a Sagrada Família, A Tribo e A Turma do Funil. Atuou como músico, compositor, cantor, arranjador e produtor, afirmando-se como artista independente e se apresentando por todo o Brasil e paises das Américas e Europa.