Cursos/Oficinas
Ministrantes

O TROMBONE POPULAR E O SOM

DE RAUL DE SOUZA NA OBRA

DO CLUBE DA ESQUINA

 

Para músicos de nível intermediário ao avançado.
 

O Trombone Popular
Nestas videoaulas será explicado um pouco da técnica do instrumento, aplicada para quem tem interesse em trombone popular. Exercícios de sonoridade, flexibilidade e conceitos articulatórios que são determinantes na linguagem da música popular serão trabalhados junto de melodias de músicas do Clube da Esquina e materiais de exercício do instrutor.


O Som de Raul de Souza

na obra do Clube da Esquina
Será ressaltada a importância de Raul de Souza para o trombone popular brasileiro e sua presença na música de Minas Gerais. Uma conversa sobre a forma de articulação e a sonoridade de Raul será conduzida, a fim de orientar os alunos na execução de solos do trombonista em gravações de álbuns de músicos do Clube da Esquina. Técnicas do instrumento e características articulatórias dos solos serão abordadas com auxílio de transcrições presentes na apostila do curso.


Material desenvolvido a ser fornecido: PDF com exercícios técnicos de sonoridade, flexibilidade e articulação e PDF com solos transcritos de Raul de Souza nas músicas trabalhadas.

João Machala.jpg

Foto: Divulgação

JOÃO MACHALA

(Músico Equipe SIAM)

 

João Machala é trombonista, arranjador e compositor. Vencedor do XVIII Prêmio BDMG instrumental, o músico é mestre em música pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde realizou estudo sobre o lendário trombonista Raul de Souza. Atualmente, em doutorado pela mesma instituição, pesquisa o estilo de improvisação de Toninho Horta.


Machala já gravou em mais de 70 álbuns de artistas mineiros.

 

Tocou na Orquestra Ouro Preto e na Orquestra Sinfônica de Minas Gerais ao lado de grandes nomes da música internacional como Andrea Bocelli e Guillermo Klein e da música popular brasileira como Edu Lobo, Marcos Valle, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Raul de Souza, Toninho Horta, Nivaldo Ornelas, Paula Santoro, Paulinho Pedra Azul, Juarez Moreira, Leri Faria, entre outros.”