Cursos/Oficinas
Ministrantes

TABELA CIMBLERIS DE

INSTRUMENTAÇÃO /

GUIA PRÁTICO PARA A ESCRITA

DOS INSTRUMENTOS

DE ORQUESTRA

 

A Tabela Cimbleris de Instrumentação foi elaborada com o intuito de guiar o trabalho de quem necessita de informações imediatas sobre os instrumentos de orquestra e foi idealizada com foco na praticidade e na objetividade. Baseado neste trabalho, o curso vai apresentar e explanar sobre todas as ferramentas básicas e essenciais necessárias para se escrever para estes instrumentos. Serão ainda abordadas questões ligadas à Instrumentação e Orquestração através do desenvolvimento de um arranjo/orquestração onde se vai estruturando cada naipe, passo a passo, com áudio e imagem, até se chegar à confecção de uma grade orquestral completa.

 

Este curso é voltado para todos aqueles que têm interesse em escrever para os instrumentos de orquestra; seja para um instrumento solo, pequenos grupos ou grandes formações. Como pré requisitos para uma boa compreensão e assimilação do conteúdo, é necessário que o participante tenha um conhecimento razoável de Percepção Musical e Harmonia.

 

A oficina contará ainda com as participações especiais de Toninho Horta e Flávio Venturini.

Cláudia Cimbleris.jpg

Foto: Ana Cimbleris

CLÁUDIA CIMBLERIS

(Conselho Metodológico - MG)

Compositora, arranjadora, professora e regente. Trabalhou com diversas orquestras, como a Sinfônica de Minas Gerais e a Orchestra Alla Scala de Milano (Itália), bandas sinfônicas, grupos de câmera e artistas do porte de Bibi Ferreira e Toninho Horta. Contabiliza em sua carreira dezenas de trilhas sonoras para dança, teatro, vídeo, como os espetáculos Mozart e Salieri - a Inveja - CCBB - SP e Entre o Céu e as Serras - Cia de Dança Palácio das Artes. Tem oito álbuns gravados - quatro autorais e quatro com o resultado de suas oficinas de Criação Musical.
 

Foi professora no Palácio das Artes por 17 anos onde criou, coordenou e dirigiu diversos projetos e Professora Visitante na Escola de Música da UFMG; além de ministrar oficinas, workshops e palestras em inúmeros festivais, congressos, seminários e projetos como o Circuito Cultural Trombetas (na Amazônia) onde idealizou toda a área de música e vem atuando desde 2016.